37

Agosto, 2007
Passo Fundo, RS

Considerações

A análise de estatísticas descritivas, de indicadores de assimetria, de concentração e locacionais e mapas relacionados a área colhida, quantidade produzida, produtividade e densidade da cultura de cevada no Brasil, com base nos anos de 1975, de 1985, de 1995 e de 2003, permite tecer as seguintes considerações:

(a) a evolução da área colhida e da quantidade produzida de cevada no Brasil no período de 1975-2003 apresentou crescimento, sendo o mesmo mais expressivo nas décadas de 70 e 80;

(b) a produtividade do cereal apresentou comportamento de crescimento contínuo;

(c) a cultura de cevada tem permanecido circunscrita a uma área tradicional de cultivo;

(d) a região sul do Brasil tem sido responsável pela produção do cereal no país, destacando-se duas regiões na participação da área plantada e quantidade colhida: região sul-sudeste do PR e norte do RS;

(e) das 33 a 46 microrregiões com registro de cultivo de cevada nos anos estudados, observou-se que 8 a 11 microrregiões representaram em torno de 75% da área colhida e quantidade produzida de cevada no Brasil.

(f) pelos índices de dominância estocástica e de concentração confirma-se a existência de distribuição assimétrica e concentrada das microrregiões em relação à área colhida e quantidade produzida de cevada.

(g) a persistência de microrregiões que contribuem para formação dos 25%, 50% e 75% da área e da quantidade produzida de cevada, indicados pelos valores obtidos no índice de persistência e na distancia de Cantor analisados é baixa, o que significaria grande variação no percentual individual das microrregiões com registro de cultivo.

(h) Supõe-se que haja um grupo pequeno de microrregiões, em especial as de Guarapuava,PR e Passo Fundo,RS, que possuem alta representatividade na produção do cereal e se mantém estável no cultivo de cevada e um grande grupo de microrregiões de baixa expressão no cultivo do cereal e que o faz de maneira não constante.

(i) Além de fatores edafoclimáticos que condicionam a distribuição de cultivos de cevada no Brasil (regiões de clima frio), a dinâmica da cultura parece estar associada ao destino da produção (cevada cervejeira) e a atuação da indústria cervejeira no fomento do cultivo do cereal. As principais maltarias existentes no Brasil localizam-se no Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná.

(j) O registro de cultivo na região centro-oeste, consolidou-se com a disponibilidade de cultivares comerciais para a região, indisponíveis até os anos 90, e com a instalação de uma maltaria no interior de São Paulo.

(k) Em termos espaciais, observa-se um deslocamento do centro de gravidade na direção sul para a região norte do RS, entre os anos de 1985 – 1995; e, posteriormente, um deslocamento em direção norte para a região norte de SC, entre os anos de 1995 – 2003.

O estabelecimento de indicadores quantitativos do comportamento da dinâmica da produção de cevada no Brasil é importante para analisar a evolução observada da cultura num determinado período de tempo. Tais indicadores podem servir de base para formulação de estratégias para cultura e pontos de partida para análise dos condicionantes deste comportamento, ações sugeridas como continuidade do trabalho apresentado neste documento.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online 37 Publicações OnlinePublicações Online