cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

26

Novembro, 2005
Passo Fundo, RS

Híbridos resistentes à canela-preta

Pesquisas coordenadas pelo autor permitiram a identificação e o registro dos híbridos Hyola 43 e Hyola 60, resistentes ao grupo de patogenicidade do fungo causador da canela-preta no Sul do Brasil (Fernando et al., 2003; Tomm, 2003a). A solução mais econômica para evitar prejuízos causados pela doença é o uso de genótipos resistentes, como esses híbridos, desenvolvidos pela PACIFIC SEEDS, na Austrália.

Desde a safra 2003, os produtores estão se beneficiando do uso desses híbridos de comprovada resistência à canela-preta nas condições do Brasil e do Paraguai. A identificação de novos híbridos com outras fontes de resistência à canela-preta aumentará a segurança dos cultivos nos próximos anos e contribuirá decisivamente para viabilizar a produção de canola, especialmente nas áreas onde se verificaram perdas de até 100% da produção de grãos, como resultado da ocorrência dessa doença. Os híbridos Hyola 43 e Hyola 60, além da comprovada resistência à canela-preta, também apresentaram maior potencial e menores perdas de rendimento de grãos quando ocorrem geadas, comparativamente a outros híbridos que vinham sendo empregados, demonstrando o potencial de benefícios da avaliação de novos genótipos (Tomm, 2003a).


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 26Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 26 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2005, Embrapa Trigo