cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

26

Novembro, 2005
Passo Fundo, RS

Variedades de canola com tolerância a herbicidas

Em 1984, foram registradas as primeiras variedades de canola tolerantes a herbicidas, como aquelas tolerantes à triazina (proveniente de mutação citoplasmática, na University of Guelph), e, em 1995, as variedades tolerantes a imidazolinonas (proveniente de mutação, Cyanamid, agora Basf) (Thomas, 2003). Em 1995, começaram a ser registradas variedades transgênicas resistentes ao glifosato (Monsanto) e ao glufosinato de amônio (Aventis), e, em 1999, variedades de canola resistentes a bromoxinil (na University of Manitoba). Embora as variedades e híbridos tolerantes a herbicidas ocupem a maior parte da área semeada em outros países, seu emprego no Brasil e no Paraguai tem sido evitado, seguindo a legislação. Nos países onde se usam genótipos de canola tolerantes a herbicidas, realiza-se apenas um cultivo por ano, enquanto nas áreas produtoras do Brasil e do Paraguai a canola participa de sistemas de produção com dois cultivos anuais, nos quais se empregam variedades de milho e de soja tolerantes a determinados herbicidas. Isso inviabiliza o uso de genótipos de canola tolerantes aos mesmos herbicidas, em razão de dificuldades e custos associados ao controle de plantas voluntárias de canola nos cultivos de verão e vice-versa, em lavouras de canola. Embora a canola seja classificada como planta autógama, tem sido verificado até 21,8% de alogamia4. Estudo realizado no sudoeste da Província de Buenos Aires, visando a avaliar o risco do uso de canola resistente a glifosato, indicou risco de cruzamento com outras espécies presentes nessa região, e definiu-se que esses genótipos não deveriam ser introduzidos na Argentina5.


4 Comunicação verbal da Dra. Linda Hall, da Alberta Agriculture e University of Alberta, Edmonton, Canadá, ao Eng. Agrôn., Dr., Gilberto Omar Tomm, Pesquisador da Embrapa Trigo, em 16/7/2000.

5 Comunicação verbal de Eduardo López Mondo, Diretor de Tecnologia da Monsanto, Argentina, ao Eng. Agrôn., Dr., Gilberto Omar Tomm, Pesquisador da Embrapa Trigo, em 16/2/2005.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 26Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 26 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2005, Embrapa Trigo